Solicitar certidão de óbito
Certidão de óbito é um documento extremamente importante, é
o registro de óbito de um cidadão brasileiro.
Quando uma pessoa falece é necessário um documento que
comprove que o indivíduo realmente faleceu. Esse documento é a Certidão de
Óbito, que pode ser emitido após o registro de óbito, e é realizado em um
Cartório de Registro Civil.
Para dar entrada no documento é necessário apresentar o
Atestado de óbito, documento fornecido pelo hospital.
A segunda via de certidão de óbito pode ser solicitada para:
- Abertura de processo de inventário;
- Testamento;
- Processo de cidadania portuguesa, espanhola, italiana,
entre outras;
- Processos judiciais;
- Processos de pensão.
Assim como a segunda via de certidão de nascimento ou de
casamento, é preciso verificar qual o formato: papel ou eletrônica.
- Certidão em papel: É a certidão digitada e impressa em
papel pelo cartório oficial;
Também é importante verificar se a certidão é breve relato ou inteiro teor.
Vale ressaltar que o tipo mais comum de segunda via de certidão de óbito
solicita é a certidão de breve relato, ou seja, que contém informações gerais
do registro. A de inteiro teor é a Certidão que contém todas as informações
presentes no livro.
Em muitos casos, a segunda via de certidão óbito é solicitada para que seja
utilizada no exterior. Nesse caso, é recomendado fazer o apostilamento da
certidão. O apostilamento confere autenticidade ao documento com base na
Convenção de Haia, tornando o documento válido para outros países.
E como serviço adicional a segunda via de certidão de óbito pode ser
apostilada, ou seja, estar de acordo com a Apostila de Haia, o que torna válida
para ser apresentada em outros países.
Diferente das segundas vias de certidão de nascimento e segunda via de certidão
de casamento, a segunda via de certidão de óbito não possui averbação. Esse
serviço não pode ser realizado porque não há registros posteriores ao registro
de óbito.
Preencha os dados abaixo e solicite a segunda via de certidão de óbito que você
precisa.
Caso não saiba o cartório de registro. Basta selecionar “Não
sei” que fazemos a busca nos cartórios para localizar sua certidão de óbito.
Certidão de óbito: O que é e
para que serve o documento?
Lidar com a morte de alguém não é um
processo fácil, ainda mais quando se trata do falecimento de um familiar. Nesse
momento, é normal tirarmos um tempo para lidar com o luto e com a dor do
ocorrido.
No entanto, algumas coisas importantes
não podem ser deixadas de lado. O processo de luto é compreensível, contudo,
ainda assim, é necessário resolver questões burocráticas como o atestado de
óbito, a cerimônia religiosa e o sepultamento.
Apesar da necessidade de pensar nesses
elementos, nem sempre as pessoas sabem como proceder diante do ocorrido. Dessa
forma, para ajudá-lo nesse processo preparamos este material para esclarecer
alguns pontos a respeito da certidão de óbito.
O que é a certidão de óbito?
A certidão de óbito é o documento que
atesta legalmente o falecimento de um cidadão. O registro do óbito é realizado
no Cartório de Registro Civil mais próximo ao local de falecimento.
Conhecida como “Lei de Registros
Públicos”, a lei 6.015/1973 estabelece que o documento deve conter informações
como data, hora e local do falecimento, além de dados pessoais como nome, data
de nascimento e estado civil.
A certidão de óbito traz também a
causa da morte e detalha nome dos filhos, local do sepultamento e nome do
cônjuge. No registro feito em cartório, ainda consta se o falecido tinha bens e
se há testamento feito em vida.
A emissão da certidão de óbito é
obrigatória e muito importante para realizar alguns processos que veremos mais
a seguir.
O que é preciso fazer para solicitar
o documento?
De modo geral, a certidão de óbito é
solicitada pelo cônjuge, filhos ou outros familiares diretos. Na ausência
desses, o documento pode ser solicitado por pessoas com outros vínculos, ou
ainda pelo responsável do local onde aconteceu a morte (como clínicas,
penitenciária, etc.).
Quando nenhuma dessas condições é
atendida, independentemente da razão, desde que tenha estado presente no
momento da morte qualquer pessoa pode solicitar a certidão de óbito.
Para emitir o documento, o solicitante
deve se encaminhar ao cartório de registro civil mais próximo. É importante
destacar que, diferente do que muitos pensam, não é necessário que a
solicitação seja feita na mesma cidade de nascimento da pessoa falecida.
O solicitante deve apresentar seus
documentos pessoais e os seguintes documentos da pessoa falecida:
·
RG, CPF, CNH, Título de eleitor e Certidão de nascimento (ou de casamento);
·
Carteira de Trabalho;
·
Cartão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
·
Certificado de dispensa do exército (se houver);
·
Número do (PIS) ou (Pasep);
·
Atestado de óbito emitida por um médico.
Qual limite de tempo para
requerer a emissão da certidão de óbito?
O ideal é que a certidão de óbito seja
solicitada até 15 dias após o falecimento, pois dentro desse prazo não é
cobrado nenhuma taxa do requerente.
Após esse período, além de complicações
de outros trâmites legais, por exemplo, a liberação de bens, o documento só
pode ser solicitado através de um mandado judicial.
Como mencionado, a certidão de óbito é
um documento essencial para que os familiares possam dar andamento a questões
legais obrigatórias após o falecimento. Somente com a apresentação da certidão
de óbito é possível:
·
Realizar a quebra de contratos de aluguel;
·
Realizar a rescisão de serviços como energia elétrica, internet e
gás;
·
Acessar contas e movimentações bancárias;
·
Finalizar pendências financeiras;
·
Efetuar a solicitação de pensão e obtenção de outros benefícios;
·
Solicitar resgate de seguros;
·
Dar entrada no inventário e requerer heranças.
O documento também é necessário para
que familiares sob o regime CLT apresentem uma justificativa nas respectivas empresas
que trabalham para comprovarem a ausência devido ao falecimento. Além disso,
somente em posse da certidão o viúvo(a) pode se casar de novo.
Quanto custa a emissão da
certidão de óbito?
A solicitação do documento é gratuita
quando feita dentro do prazo de 15 dias do falecimento. Vale lembrar, no
entanto, que a gratuidade da emissão só acontece ao solicitar a primeira via do
documento, para a segunda via haverá cobrança.
O valor varia de acordo com o que é
definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Caso o solicitante não tenha
condições financeiras de arcar com o valor, é possível fazer uma declaração de
pobreza para ter acesso ao documento de forma gratuita.
A segunda via da certidão de óbito
pode ser solicitada por qualquer cidadão. O solicitante deve comparecer ao
Cartório de Registro Civil no qual foi emitida a primeira via ou mesmo
solicitar em qualquer outro cartório de Registro Civil – porém, o ideal é fazer
o pedido no cartório em que foi registrado o óbito para evitar o pagamento de taxas
adicionais.
Caso o solicitante não more no local
onde a certidão foi emitida ou, por alguma razão, não possa comparecer a um
cartório, é possível realizar a solicitação online pelo site oficial do governo
ou pelas muitas outras plataformas online que oferecem o mesmo serviço.
Como consultar certidão de
óbito de um terceiro?
Caso você precise consultar a certidão
de óbito de alguém que não seja seu familiar, será necessário consultar os
registros do cartório onde o documento foi emitido. Mais uma vez, a consulta
também pode ser feita no Cartório Civil da cidade onde o falecido morava.
Porém, é necessário ter o máximo de
informações sobre a pessoa para localizar o documento.
Além da
consulta em cartório, é possível obter informações sobre o falecimento de uma
pessoa online. O governo Federal disponibiliza para os cidadãos o Cadastro
Nacional de Falecidos (CNF).
Nele é
possível procurar uma pessoa por nome e estado. O Cadastro Nacional de
Falecidos é o maior obituário do Brasil e tem filiação com diversos cemitérios,
funerárias e planos de assistência funerária.
Apesar da eficiência
do Cadastro Nacional de Falecidos, muitas pessoas morrem sem documento de
identificação e acabam sendo enterradas como indigentes. Nesses casos há a opção
de tentar realizar a busca acessando a seção de óbitos desconhecidos no Portal
da Transparência do Governo Federal.